SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 suppl.Pharmacist care in the Brazilian Primary Health Care SystemPharmaceutical dispensing: an analysis of different concepts and models author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

QUENTAL, Cristiane; ABREU, Jussanã Cristina de; BOMTEMPO, José Vitor  and  GADELHA, Carlos Augusto Grabois. Medicamentos genéricos no Brasil: impactos das políticas públicas sobre a indústria nacional. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl., pp. 619-628. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000700011.

O presente artigo faz eco a trabalhos recentes da Abrasco1, Gadelha2 e Guimarães3, que enfatizam a necessidade de uma maior integração entre as políticas voltadas para o desenvolvimento do sistema de saúde e aquelas voltadas para a promoção do desenvolvimento industrial e da inovação, como forma de garantir para o país os benefícios econômicos gerados pelos gastos em saúde, assegurando a continuidade da política social, num círculo virtuoso. Embora apresente o caso dos medicamentos genéricos como uma experiência de sucesso na integração das políticas sociais voltadas para um maior acesso da população a medicamentos com qualidade garantida, com as políticas econômicas voltadas para o desenvolvimento industrial, discute os impactos e as limitações da política dialogando com a análise da competitividade da indústria de medicamentos genéricos brasileira realizada por Abreu4.

Keywords : Políticas públicas; Política de medicamentos; Medicamentos genéricos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese