SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 suppl.Generic drugs in Brazil: impacts of public policies upon the national industryWhen the ad is good, the product is sold: the MonitorAÇÃO Project and drug advertising in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ANGONESI, Daniela. Dispensação farmacêutica: uma análise de diferentes conceitos e modelos. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl., pp. 629-640. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000700012.

Apresenta-se uma revisão das definições e metodologias de dispensação elaboradas pelos órgãos públicos reguladores, organizações profissionais e de saúde no Brasil e em outros países e alguns autores brasileiros, sob a perspectiva da contemplação de aspectos técnicos relativos aos medicamentos e a influência da filosofia da atenção farmacêutica. Vários modelos de dispensação consideram os aspectos técnicos relativos aos medicamentos e alguns acrescentam a necessidade de orientação para o uso correto dos medicamentos ou ainda elementos da filosofia da atenção farmacêutica. Mas é necessário rever a definição da dispensação no Brasil para que possam ser criados procedimentos possíveis de serem realizados na prática em uma farmácia comunitária e que cumpram com os objetivos desta atividade farmacêutica.

Keywords : Atenção farmacêutica; Dispensação; Farmácia comunitária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese