SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 suppl.Rational and emotional appeals in prescription drug advertising: study of a weight loss drugManagement of residues deriving from the manufacture and distribution of Diazepam in the city of São Mateus, ES author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ARAUJO, Eliane Cardoso de. Homeopatia: uma abordagem do sujeito no processo de adoecimento. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl., pp. 663-671. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000700015.

O estudo analisa o processo terapêutico da Medicina Homeopática e a relevância de seus componentes na construção de um espaço interativo entre médicos e pacientes capaz de propiciar novos sentidos para a compreensão do adoecimento e para a perspectiva da cura. A centralidade da pessoa no paradigma da Medicina Homeopática, ao privilegiar a situação de adoecimento dos pacientes, confere características específicas à sua abordagem capazes de resgatar a dimensão do cuidado na ação terapêutica. Tomamos como base empírica duas unidades de saúde da cidade de São Paulo onde foram realizadas as entrevistas. Utilizamos abordagem qualitativa e identificamos núcleos de sentidos, tais como, sujeito, pessoa, escuta, ver, vínculo, tempo, cura e medicamento, capazes de refletir as dimensões essenciais e a especificidade do processo terapêutico da Homeopatia. Através de narrativas dos sujeitos da prática homeopática, pudemos evidenciar que a construção de um espaço de intersubjetividade, onde pacientes e médicos possam compartilhar a experiência do adoecer, permite introduzir a perspectiva do cuidado e a possibilidade de um projeto de recuperação da saúde.

Keywords : Terapêutica; Homeopatia; Relação médico-paciente; Cura; Intersubjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese