SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 suppl.Rational and emotional appeals in prescription drug advertising: study of a weight loss drugManagement of residues deriving from the manufacture and distribution of Diazepam in the city of São Mateus, ES author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ARAUJO, Eliane Cardoso de. Homeopatia: uma abordagem do sujeito no processo de adoecimento. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl., pp.663-671. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000700015.

O estudo analisa o processo terapêutico da Medicina Homeopática e a relevância de seus componentes na construção de um espaço interativo entre médicos e pacientes capaz de propiciar novos sentidos para a compreensão do adoecimento e para a perspectiva da cura. A centralidade da pessoa no paradigma da Medicina Homeopática, ao privilegiar a situação de adoecimento dos pacientes, confere características específicas à sua abordagem capazes de resgatar a dimensão do cuidado na ação terapêutica. Tomamos como base empírica duas unidades de saúde da cidade de São Paulo onde foram realizadas as entrevistas. Utilizamos abordagem qualitativa e identificamos núcleos de sentidos, tais como, sujeito, pessoa, escuta, ver, vínculo, tempo, cura e medicamento, capazes de refletir as dimensões essenciais e a especificidade do processo terapêutico da Homeopatia. Através de narrativas dos sujeitos da prática homeopática, pudemos evidenciar que a construção de um espaço de intersubjetividade, onde pacientes e médicos possam compartilhar a experiência do adoecer, permite introduzir a perspectiva do cuidado e a possibilidade de um projeto de recuperação da saúde.

Keywords : Terapêutica; Homeopatia; Relação médico-paciente; Cura; Intersubjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )