SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 suppl.Assessment of the technical adequacy of phytotherapeutics and officinal medicine manufacturers in the State of Rio de JaneiroDrugs, health policy and AIDS: changes in a dependent policy author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FLEITH, Valeska Danielli; FIGUEIREDO, Marco Aurélio; FIGUEIREDO, Karina Fernanda Lais Rainho de Oliveira  and  MOURA, Erly Catarina. Perfil de utilização de medicamentos em usuários da rede básica de saúde de Lorena, SP. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl., pp. 755-762. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000700026.

Estudo transversal desenvolvido com a clientela da clínica médica das Unidades Básicas de Saúde de Lorena (SP) com o objetivo de descrever o perfil de utilização de medicamentos em adultos e idosos. Foram coletados dados sobre características sociodemográficas, razões de procura do serviço, prescrição medicamentosa, identificação do(s) medicamento(s) utilizado(s) no último mês, local de aquisição do(s) mesmo(s), automedicação e uso de medicamento(s) homeopático(s). Foram entrevistados 766 indivíduos, sendo 66% do sexo feminino. Mais de 46% dos entrevistados referiram existência de doença crônica e a maioria se considerava em bom estado de saúde. A prescrição de medicamentos alcançou cerca de 70% da população, com média de 1,5 medicamento por pessoa, a maioria anti-hipertensivos. Este número aumentou com o aumento da idade, foi maior nas situações de manutenção do estado de saúde e casos de doença, na existência de doença crônica, nos casos auto-referidos como estado de saúde ruim para os homens e regular para as mulheres. Para as mulheres, também foi maior para as não inscritas em alguma UBS e para aquelas em consulta de retorno. A automedicação e o uso de medicamentos homeopáticos foram baixos.

Keywords : Medicamentos; Homeopatia; Alopatia; Serviços de saúde; Sistema Único de Saúde; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese