SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 suppl.2Health promotion and empowerment: a reflection based on critical-social and post-structuralist perspectivesAbsenteeism profile in a state bank in Minas Gerais between 1998 a 2003 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MORAES, Alice Ferry de. Informação estratégica para as ações de intervenção social na saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl.2, pp. 2041-2048. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900008.

Na saúde pública, são comuns as ações de intervenção social para promover a saúde e prevenir doenças. Essas ações oferecem informação sobre saúde às comunidades, de maneira clara e acessível para gerar mudança de comportamento e para proporcionar a transferência da informação. Pesquisas bibliográficas, realizadas na área da Saúde e na Ciência da Informação, mostraram que o uso da informação de forma estratégica tem base no poder, no saber e na ética. Este trabalho quer demonstrar a importância de um tipo de informação usada nessas ações. É a informação como elemento de mudança na estrutura cognitiva do indivíduo da comunidade onde essas ações se desenrolam e, para tanto, foram criadas estratégias informacionais, a partir de conceitos extraídos da Comunicação, Lingüística, Cognição, Sociologia, Antropologia e Educação. Essas estratégias atuam no momento da transferência da informação; empregam a forma discursiva adequada; facilitam a percepção da informação pelo indivíduo; contextualizam a informação; atuam na imposição ou legitimação da informação; atuam na formação do indivíduo pela informação. A informação, empregada de forma estratégica, servirá como um elo entre os profissionais da saúde e as comunidades onde eles pretendem atuar.

Keywords : Ações de intervenção social; Informação em Saúde; Estratégias informacionais; Ciência da informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese