SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 suppl.2Absenteeism profile in a state bank in Minas Gerais between 1998 a 2003The relation mother/child with disabilities: feelings and experiences author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

LIMA, Lazara Ribeiro Ferreira  and  SILVA, Ligia Maria Vieira da. Ampliação do acesso à atenção oftalmológica: um estudo sobre a avaliabilidade da campanha "De Olho na Visão", Goiás, 2004. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl.2, pp. 2059-2064. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900010.

Com o objetivo de identificar as áreas prioritárias para avaliação sistemática da Campanha "De Olho na Visão", voltada para a ampliação do acesso à atenção oftalmológica ocorrida no estado de Goiás em 2004, realizou-se um estudo sobre sua avaliabilidade por intermédio da realização de entrevistas com informantes-chave e de análise documental. Elaborou-se um modelo lógico do qual foram derivados dimensões e critérios para avaliação. Submeteram-se esses critérios a um comitê de especialistas através da técnica de Delphi. Os resultados revelaram que a campanha encontrava-se estruturada o suficiente de modo a permitir a realização de avaliações sistemáticas a seu respeito. Verificou-se diversidade na compreensão acerca dos objetivos e da população-alvo, entre diferentes profissionais. Problemas relacionados com acessibilidade e efetividade indicam essas dimensões como áreas prioritárias para avaliação. O estudo também funcionou como uma pré-avaliação, gerando recomendações relacionadas com a logística. Os autores discutem a relevância da realização de estudos de avaliabilidade como etapa preliminar para a realização de avaliação de programas.

Keywords : Avaliabilidade; Avaliação; Campanha.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese