SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 suppl.2Evaluability assessment of a health care campagne for improving the access to ophthalmologic care in a central region of Brazil, 2004Ethnography of health care after hospital discharge author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FALKENBACH, Atos Prinz; DREXSLER, Greice  and  WERLER, Verônica. A relação mãe/criança com deficiência: sentimentos e experiências. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl.2, pp. 2065-2073. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900011.

O presente estudo investiga os sentimentos e as experiências de pais e mães de crianças com deficiência. Surge das motivações em compreender o cotidiano dos pais e mães de crianças com deficiência integrante do Projeto de Psicomotricidade Relacional da UNIVATES. De corte qualitativo, trata-se de um estudo etnográfico. Os instrumentos utilizados para a coleta de informações são: entrevistas, diários de campo e análise documental. A temática aborda os seguintes aspectos teóricos: a relação primária, a relação do profissional da saúde e a relação social da criança com necessidades especiais. O processo de coleta de informações permitiu organizar as seguintes categorias: a) sentimentos manifestos no nascimento de um filho com deficiência; b) comportamento dos profissionais da área da saúde no ato de dar a notícia aos pais; c) necessidades dos pais e mães na relação com os demais familiares e a sociedade e sentimentos e e) necessidades envolvidas na perspectiva de educar uma criança com deficiência. Conclui-se que os pais e mães das crianças com necessidades especiais reavaliam seus conceitos iniciais, aprendem a valorizar as potencialidades da criança e requisitam contínuos reforços em suas estimas pessoais que os auxiliam no processo educativo de seus filhos.

Keywords : Educação especial; Relação familiar; Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese