SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 suppl.2The relation mother/child with disabilities: feelings and experiencesThe relation between socio-economic class and demographic factors in the occurrence of temporomandibular joint dysfunction author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CASTRO, Edna Aparecida Barbosa de  and  CAMARGO JUNIOR, Kenneth Rochel de. Por uma etnografia dos cuidados de saúde após a alta hospitalar. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl.2, pp. 2075-2088. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900012.

Este texto apresenta uma compreensão de como a abordagem antropológica de Clifford Geertz contribui para estudos e investigações sobre o cuidado de saúde. Geertz apóia-se numa concepção de cultura essencialmente semiótica; adota a descrição densa como eixo das elaborações interpretativas, defendendo a interpretação cultural como ciência que possibilita compreender processos e construir conhecimentos. Apresentaremos uma leitura de elementos constitutivos do pensamento desse autor, que consideramos relevantes à compreensão da experiência humana ao lidar com o processo saúde doença. Do campo da saúde coletiva, a questão que nos desafia é como famílias lidam com a necessidade de praticar cuidados de saúde com um membro doente que demanda cuidados específicos após uma alta hospitalar. Adotamos como pretexto essa questão para expor essa abordagem teórica, articulando os dois campos. O microfoco é o cuidado de saúde que ocorre fora do ambiente cultural em que os cuidados técnicos, rebuscados pelo saber científico, acontecem. Discutiremos brevemente como essa questão se evidencia num objeto de estudo e como ela pode ser investigada segundo a etnografia proposta por Geertz, possibilitando, ao final, considerações que contribuem para a construção do conhecimento no campo da Saúde Coletiva.

Keywords : Etnologia; Interpretação cultural; Cuidado de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese