SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 suppl.2Ethnography of health care after hospital dischargeA new protocol for use and storage of tooth-brushing material for school children author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MARTINS, Ronald Jefferson; GARCIA, Alício Rosalino; GARBIN, Cléa Adas Saliba  and  SUNDEFELD, Maria Lúcia Marçal Mazza. Relação entre classe socioeconômica e fatores demográficos na ocorrência da disfunção temporomandibular. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl.2, pp. 2089-2096. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900013.

Diferentes fatores como estresse e oclusão podem diminuir a capacidade adaptativa do aparelho estomatognático e levar à ocorrência da disfunção temporomandibular (DTM). Objetivou-se neste estudo verificar a relação da classe econômica, escolaridade, sexo e idade na ocorrência da disfunção temporomandibular. A população deste estudo constituiu-se em uma amostra estatisticamente significativa de indivíduos de ambos os sexos pertencentes a diferentes classes econômicas da zona urbana do município de Piacatu, São Paulo, Brasil. Utilizou-se o Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB) para a estratificação econômica da população. Retirou-se uma amostra de cada estrato, na qual se aplicou o Questionário de Fonseca para verificar o grau de DTM. Os dados coletados foram analisados estatisticamente por meio do teste qui-quadrado, com nível de significância de 5%. No total, participaram da pesquisa 354 chefes de família. Não houve relação estatisticamente significativa entre classe econômica, escolaridade e faixa etária com a disfunção temporomandibular (DTM). Existiu relação entre sexo e DTM (p<0,02). As variáveis classe econômica, escolaridade e faixa etária não influenciam na ocorrência da DTM; entretanto, existe significância quanto ao sexo do indivíduo.

Keywords : Articulação temporomandibular; Classe social; Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese