SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 suppl.2The relation between socio-economic class and demographic factors in the occurrence of temporomandibular joint dysfunctionPerceptions of veterinary medicine students about acting in the public health area: a study based on Fleck's idea of "thought style" author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

VILHENA, Fabiano Vieira; SALES-PERES, Silvia Helena de Carvalho; CALDANA, Magali de Lourdes  and  BUZALAF, Marília Afonso Rabelo. Novo protocolo para as ações de saúde bucal coletiva: padronização no armazenamento, distribuição e uso do material de higiene bucal. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl.2, pp. 2097-2103. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900014.

Este trabalho avaliou o material de higiene bucal usado em escolas para estabelecer um protocolo às ações de higiene bucal coletiva. O estudo foi dividido em duas etapas: 1ª- 20 responsáveis pelos procedimentos coletivos com escolares de Bauru e São José dos Campos - SP responderam a dois questionários sobre o uso de cinco kits de higiene bucal coletiva. A análise estatística foi realizada através do teste Wilcoxon (p < 0,05); 2ª - 178 escolares de 4 a 8 anos de Bauru e Bariri-SP dispensaram na escova uma quantidade de creme dental e dentifrício líquido para a prática da escovação, a qual foi pesada através de uma balança portátil. A análise estatística foi obtida através do coeficiente de correlação de Pearson e a análise de covariância (p< 0,05). O kit 5 obteve graus de satisfação e muita satisfação quando comparado aos kits 1 a 4. A quantidade de creme dental dispensada pelos escolares foi em média 0,41g (Bauru) e 0,48g (Bariri). Não houve diferença estatística entre os escolares de Bauru e Bariri em relação ao dentifrício líquido (média de 0,15g). O dentifrício líquido, através da "técnica da gota", foi considerado prático, dispensando uma pequena quantidade padronizada. O kit 5 demonstrou ser uma boa alternativa ao estabelecimento de um protocolo de ações em saúde bucal coletiva no SUS.

Keywords : Dentifrício; Fluorose; Odontologia preventiva; Materiais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese