SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 suppl.2A new protocol for use and storage of tooth-brushing material for school childrenAutonomy as a central criterion in the concept of health promotion author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PFUETZENREITER, Márcia Regina  and  ZYLBERSZTAJN, Arden. Percepções de estudantes de medicina veterinária sobre a atuação na área da saúde: um estudo baseado na idéia de "estilo de pensamento" de Ludwik Fleck. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl.2, pp. 2105-2114. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900015.

Como parte de um estudo de caso, que teve como objeto o curso de medicina veterinária da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), calouros e formandos foram entrevistados com o objetivo de identificar suas impressões sobre as atividades no âmbito da medicina veterinária preventiva e saúde pública. Tendo como referencial o pensamento de Ludwik Fleck, estabeleceu-se uma correspondência entre os diversos campos de atuação na medicina veterinária e estilos de pensamento, utilizando essas categorias como instrumento de análise. Verificou-se que o ensino veterinário conduz à formação de um pensamento que não privilegia concepções com características coletivas e preventivas. No final do artigo, são feitas sugestões ressaltando a importância da integração entre os diversos campos de atuação da profissão na formação profissional com base nas Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996.

Keywords : Educação veterinária; Medicina veterinária preventiva e saúde pública; Percepções de estudantes; Estilos de pensamento; Fleck.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese