SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 suppl.2Active teaching-learning methodologies in health education: current debatesPolarization of dental caries in teen-agers in the southwest of the State of São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ARCANJO, Giselle Notini; VALDES, Maria Teresa Moreno  and  SILVA, Raimunda Magalhães da. Percepção sobre qualidade de vida de mulheres participantes de oficinas educativas para dor na coluna. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl.2, pp. 2145-2154. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900019.

O objetivo deste estudo foi analisar a percepção da qualidade de vida de mulheres com dor nas costas, após terem participado de oficinas educativas para o autocuidado e prevenção desta sintomatologia. A pesquisa do tipo qualitativa foi realizada em uma instituição de ensino superior situada em Fortaleza, Ceará, Brasil, nos meses de abril e maio de 2005, com a participação de nove mulheres que haviam concluído oito oficinas. Para coleta de dados, usamos o grupo focal, o qual foi gravado e filmado. Os dados foram agrupados por categoria e analisados de forma seqüencial. Todas acharam que tinham boa qualidade de vida, mesmo apresentando pouca saúde, pouco dinheiro e sem emprego, mas isto era superado pela fé em Deus. Referiram que, antes das oficinas, a dor interferia nas atividades da vida diária e social e que, depois da intervenção, a dor havia diminuído ou desaparecido em todas as mulheres. A conscientização sobre o autocuidado proporcionou bem-estar físico, emocional, intelectual, potencializou a mobilidade e a tomada de decisões, o retorno às atividades, além de eliminar ou diminuir a medicação para dor. Percebemos a importância de avaliar a qualidade de vida para guiar-nos quanto às atitudes e terapêuticas mais eficazes.

Keywords : Qualidade de vida; Dor nas costas; Mulher; Estudo qualitativo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese