SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 suppl.2Polarization of dental caries in teen-agers in the southwest of the State of São Paulo, BrazilCortical aging and neural reorganization following cerebral vascular accident (CVA): implications for rehabilitation author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MELO, Maria de Fátima Batista de  and  MELO, Saulo Leonardo Sousa. Condições de radioproteção dos consultórios odontológicos. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl.2, pp. 2163-2170. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900021.

Em 1998, o Ministério da Saúde estabeleceu as Diretrizes de Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico Médico e Odontológico, visando garantir a qualidade nos procedimentos prestados à população e assegurar a proteção radiológica aos profissionais da saúde. O objetivo desta pesquisa foi verificar a situação dos consultórios odontológicos quanto às especificações técnicas preconizadas e às medidas de proteção adotadas, utilizando-se um questionário com itens sobre equipamentos, técnicas e proteção radiológica. O universo foi composto pelos cirurgiões-dentistas do município de Aracaju, Sergipe, que executam o exame radiográfico como rotina, sendo a amostra final de 103 profissionais. Dentre os resultados encontrados, destacam-se o alto índice de profissionais que desconhecem as normas atuais (64,1%) e as especificações técnicas de seus equipamentos (51,5% desconhecem a quilovoltagem e 57,3%, a miliamperagem), como também aqueles que utilizam o método visual de revelação (67%). Como condutas positivas, 62,1% dos pesquisados fazem uso da técnica do paralelismo e 98,1% utilizam a proteção plumbífera no paciente. Com isso, conclui-se que apesar de uma minoria conhecer as Diretrizes de Proteção, algumas medidas estão sendo corretamente adotadas; todavia, uma melhor conscientização se faz necessária.

Keywords : Radiologia; Normas; Proteção radiológica; Radiografia dentária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese