SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 suppl.2Folk medicine using animals in the Chapada Diamantina: incidental medicine?The knowledge of chagasic patients about their disease: collective construction of a research instrument and test of its applicability author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ASSUNCAO, Thaís Silva  and  URSINE, Príscila Guedes Santana. Estudo de fatores associados à adesão ao tratamento não farmacológico em portadores de diabetes mellitus assistidos pelo Programa Saúde da Família, Ventosa, Belo Horizonte. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl.2, pp. 2189-2197. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900024.

O diabetes mellitus vem se tornando um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. Há vários fatores que podem contribuir para a baixa adesão ao tratamento. O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre fatores educacionais, demográficos, socioeconômicos, de saúde, percepção da doença, suporte social e adesão ao tratamento não farmacológico em portadores de diabetes mellitus assistidos pelo Programa Saúde da Família do Centro de Saúde Ventosa, em Belo Horizonte. As informações foram obtidas através de entrevistas com 164 diabéticos que estavam aguardando o acolhimento do Centro de Saúde. Na análise univariada, verificou-se associação significante entre a adesão ao tratamento não farmacológico e baixa renda, local de residência, conhecimento sobre complicações, motivação com o tratamento, fazer parte de grupo de diabéticos e orientações recebidas pelo enfermeiro e fisioterapeuta. Após análise multivariada, as variáveis "motivação com o tratamento" e "faz parte de algum grupo de diabético" foram estatisticamente significativas para a adesão total (p<0,05). As variáveis "conhecimento sobre as complicações" e "local de residência - área de elevado risco" obtiveram limiar de significância estatística em relação à adesão total (p= 0,06), apresentando, no entanto, relação inversa.

Keywords : Diabetes mellitus; Adesão ao tratamento; Programa Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese