SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 suppl.2The quality of life of Brazilian and North-american adolescents with spina bifidaClinical bioethics: contributions to decision-making in neonatal intensive care units author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SOUZA, Jorcen Simon de  and  STEIN, Airton Tetelbom. Vigilância sanitária de uma cidade metropolitana do sul do Brasil: implantação da gestão plena e efetividade das ações. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl.2, pp. 2225-2238. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900027.

Neste estudo, avaliou-se a efetividade das ações do departamento de vigilância sanitária de Canoas, Rio Grande do Sul, na implantação da gestão plena do sistema municipal, caracterizando-se o perfil desses agentes por delineamento transversal descritivo. Todos os fiscais (12) formaram a população-alvo. Os dados foram coletados por questionário auto-aplicável (Função Essencial de Saúde Pública nº 6) com classificação de performance de 0 a 1, entrevista com a direção do departamento e levantamento dos registros do serviço. Obtiveram-se como principais resultados, por estatística e interpretação, que o modelo de gestão do serviço, associado ao comprometimento técnico dos fiscais, proporcionou efetiva implantação da gestão plena; os fiscais apresentavam maioria feminina (66,7%), idade média de 46 anos (± 7,5) e 58,31% possuíam nível superior e renda maior que cinco salários mínimos; a Função Essencial de Saúde Pública nº 6 mediu 0,7 como média final. Conclui-se que o departamento apresentou efetividade nas ações de vigilância sanitária durante a descentralização, apresentando desempenho acima da média frente ao instrumento utilizado, além do serviço constar de estrutura e grupo de fiscais com perfil semelhante a outras equipes de vigilância sanitária.

Keywords : Vigilância sanitária; Avaliação de serviços de saúde; Saúde coletiva; Descentralização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese