SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 suppl.2The onset of sexual activity in male adolescentsReflections about health and educational objects and physical environments author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PIRES, Cláudia Geovana da Silva  and  MUSSI, Fernanda Carneiro. Crenças em saúde para o controle da hipertensão arterial. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl.2, pp.2257-2267. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900030.

As crenças em saúde podem influenciar na adesão ao tratamento da hipertensão arterial. Estimar o percentual de crenças em saúde sobre barreiras e benefícios quanto às medidas de prevenção e controle da hipertensão arterial e conhecer os fatores sociodemográficos associados a essas crenças foi o objetivo deste estudo descritivo-exploratório, que adotou como referencial teórico o Modelo de Crenças em Saúde. Foi realizado em um centro de saúde em Salvador, com 106 adultos, autodeclarados negros e com diagnóstico médico de hipertensão arterial. Para a entrevista, utilizou-se uma Escala de Crenças em Saúde sobre treze comportamentos relacionados às medidas de prevenção e controle da doença. Para análise dos dados, utilizaram-se índices percentuais, freqüência de casos, escores e a razão de prevalência. Os testes estatísticos foram verificados no nível de 5% de significância. A análise global mostrou predomínio da categoria "crenças sobre benefícios" para doze comportamentos de saúde. Homens e mulheres perceberam diferentemente benefícios para esses comportamentos e constatou-se uma tendência à percepção de menos benefícios quanto às medidas de prevenção e controle da hipertensão arterial em estratos socioeconômicos menos favorecidos, adultos jovens e pessoas sem companheiro.

Keywords : Hipertensão; Fatores de risco; Adesão; Educação em saúde; Enfermagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )