SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5Validation of the portuguese version of the Mini-Social Phobia Inventory (Mini-SPIN)The risk of the military profession in the city of Rio de Janeiro in "peace time": the perception of the troop author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza et al. Ações e possibilidades de prevenção de acidentes com crianças em creches de Fortaleza, Ceará. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.5, pp. 1687-1697. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000500010.

Este estudo descreve o cotidiano de professoras da educação infantil, em creches de Fortaleza, Ceará, Brasil, bem como as ações desenvolvidas e as possibilidades de prevenção de acidentes com crianças, nesse espaço educativo e de cuidado à saúde. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com 17 professoras de Educação Infantil, que trabalhavam em creches da Secretaria Executiva Regional VI, em Fortaleza, Ceará, em 2004. A entrevista semi-estruturada conduziu à coleta de dados e esses foram analisados à luz do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados evidenciaram que as professoras concebem esse tipo de acidente como passível de prevenção mediante a orientação à família, alterações físicas no espaço domiciliar e elaboração e cumprimento de leis específicas. Reconhecem que a agilidade e curiosidade da criança favorecem a ocorrência dos acidentes. Em suas práticas, relatam e propõem vigilância, mudanças na estrutura física das creches e educação por meio de orientações às crianças, professores, pais ou responsáveis, estendendo-se à comunidade. Portanto, é preciso que os profissionais de saúde compartilhem sua prática de cuidado com os profissionais do setor da educação, não só prevenindo acidentes e outros agravos à saúde humana, mas, sobretudo, ampliando conceitos que contribuam com a Promoção da Saúde.

Keywords : Acidentes; Crianças; Creches; Prevenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese