SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5Domestic violence in the conception of health professionals trainersSuicidal attempts and obits in the district of Independência, Ceará State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

AZAMBUJA, Mariana Porto Ruwer de  and  NOGUEIRA, Conceição. Potencialidades investigativas para a violência de gênero: utilização da análise de discurso. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.5, pp. 1721-1730. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000500013.

Nos últimos anos, assistimos ao crescimento da utilização das expressões "discurso" e "análise de discurso" em diversos contextos acadêmicos e de pesquisa, muitas vezes sem uma definição precisa, abrindo precedentes para confusões e críticas. O objetivo deste artigo é apresentar uma contextualização breve dos estudos discursivos, bem como as tarefas/passos do processo de análise de discurso sob a perspectiva do construcionismo social. Utilizamos como exemplo fragmentos de uma entrevista realizada com uma médica de família sobre a violência de gênero. Dentre os resultados, destacamos 0 potencial da análise de discurso para a desconstrução dos discursos existentes e posterior (re)construção em direção a uma abordagem mais integradora para o problema da violência de gênero.

Keywords : Análise de discurso; Construcionismo social; Violência de gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese