SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5Traffic injuries among youth in Goiânia, Goiás State"Broken hearted teenagers": adolescents that had gone through suicide attempt author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

LIMA, Maria Luiza Carvalho de et al. Análise diagnóstica dos serviços de reabilitação que assistem vítimas de acidentes e violências em Recife. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.5, pp. 1817-1824. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000500023.

Este artigo visa analisar os serviços de reabilitação em Recife, confrontando com o que preconiza a Política Nacional de Redução de Morbimortalidade (PNMRAV). O estudo foi realizado em seis unidades/serviços de reabilitação, sendo cinco municipais e uma ONG conveniada ao SUS. A investigação desenvolveu-se com entrevista semi-estruturada destinada ao gestor da Atenção à Saúde de Pessoa com Deficiência, objetivando o mapeamento da rede, e questionário aplicado aos gerentes dos serviços para identificar as unidades e suas atividades, estrutura e organização desses serviços. A rede de atenção à reabilitação no município do Recife não cumpre satisfatoriamente as diretrizes da PNRMAV por apresentar número reduzido de serviços/programas; falta de uma equipe multidisciplinar; falta de aporte tecnológico; deficiente articulação intra e intersetorial; pouca integração entre a vítima e a família para a reinserção familiar e social e incipientes atividades de prevenção e promoção. Conclui-se que há um esforço em adequar as ações a esse grupo populacional; no entanto, existem significativos déficits de cobertura, de pessoal, de equipamentos, de registro de informação e de articulação entre os vários níveis da rede de saúde.

Keywords : Política pública; Reabilitação; Acidentes e violências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese