SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5Diagnostic analysis of the rehabilitation services that attend victims of accidents and violence in RecifeMaxillo facial injuries in victims of violence at school environment author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza et al. "Amor não correspondido": discursos de adolescentes que tentaram suicídio. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.5, pp. 1825-1834. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000500024.

O estudo descreve as razões de tentativas suicidas em adolescentes, analisando sua repercussão no contexto familiar e social sob o prisma antropológico. Foi utilizada a abordagem qualitativa e a etnografia como método. Os participantes do estudo foram doze adolescentes, admitidos em um hospital de emergência, em Fortaleza, Ceará, Brasil, por tentativa de suicídio por qualquer mecanismo. Realizou-se no período de março a agosto de 2005. Os resultados evidenciaram como razão primaz o amor não correspondido, tendo esse amor conotação afetiva, de namoro, de caso, da primeira entrega; contudo, não foi só nesse sentido que o "amor não correspondido" foi mencionado. Este também foi aludido quanto ao relacionamento familiar, ao carinho, à valorização da pessoa do adolescente. Neste contexto, revelou-se também a inabilidade do profissional de saúde diante desses casos, sendo necessária a ressignificação da práxis. Dessa forma, o suicídio está presente na adolescência e suscita um redirecionamento das práticas de saúde na consolidação dos princípios filosóficos e operacionais do SUS, demandando que a sociedade "abrace" as políticas que valorizam a vida.

Keywords : Adolescente; Antropologia cultural; Pesquisa qualitativa; Suicídio; Tentativas suicidas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese