SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5Maxillo facial injuries in victims of violence at school environmentViolence and impunity in check: problems and perspectives under the optics of the forensic anthropology in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BARCINSKI, Mariana. Centralidade de gênero no processo de construção da identidade de mulheres envolvidas na rede do tráfico de drogas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.5, pp. 1843-1853. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000500026.

O presente artigo tem como objetivo discutir as especificidades dos crimes cometidos por mulheres, em particular a participação feminina na rede do tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Pretende ainda distinguir a criminalidade feminina da masculina. O estudo se baseia em reflexões realizadas a partir de entrevistas com oito mulheres com uma história de envolvimento no tráfico de drogas em favelas do Rio de Janeiro. A partir de uma abordagem discursiva sistêmica1, a análise trata dos micro e macro elementos envolvidos na construção da identidade das participantes do estudo. Os resultados demonstram de que forma a entrada, a permanência e a saída de mulheres do tráfico de drogas podem ser compreendidas à luz de questões de gênero que, juntamente com cor e classe, determinam em grande parte os papéis desempenhados e os lugares ocupados por homens e mulheres na sociedade mais ampla.

Keywords : Gênero; Violência; Criminalidade; Tráfico de drogas; Discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese