SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5Gender centrality in the process of identity construction of women involved in drug traffickingRecent advances and opportunities in research on lupus: environmental influences and mechanisms of disease author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

LESSA, Andrea. Violência e impunidade em pauta: problemas e perspectivas sob a ótica da antropologia forense no Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.5, pp. 1855-1863. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000500027.

A antropologia forense tem desempenhado um importante papel no combate à violência e à impunidade em muitos países do mundo. Apesar da sua reconhecida competência para lidar com restos humanos esqueletonizados, uma pesquisa realizada em delegacias de Polícia Civil e em institutos médico-legais de seis capitais brasileiras demonstrou o quanto a sua prática tem sido negligenciada. Os principais problemas apontados pela pesquisa são a falta de capacitação específica entre os profissionais que realizam as perícias em campo e laboratório, além da necessidade de implementação de um banco de dados de pessoas desaparecidas com informações de interesse antropológico. Como resultado desta situação, um número expressivo de cadáveres sai das instituições periciais sem identificação positiva e inquéritos policiais sobre homicídios permanecem sem resolução, contribuindo para o agravamento do quadro de impunidade e violência que assola o país.

Keywords : Violência; Impunidade; Antropologia forense; Saúde pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese