SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5Recent advances and opportunities in research on lupus: environmental influences and mechanisms of diseaseEvaluation of emergency services of the hospitals from the QualiSUS program author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

TORRES, Cristina Katya Dantas; ESTRELA, Joseane de Fátima Madruga  and  RIBEIRO, Kátia Suely Queiroz Silva. Contribuição da educação popular no atendimento fisioterapêutico domiciliar. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.5, pp.1877-1879. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000500029.

O projeto de extensão Fisioterapia na Comunidade é desenvolvido no Bairro do Grotão, vinculado às unidades de saúde da família, em João Pessoa. Procura-se neste trabalho valorizar os saberes e práticas populares. A assistência fisioterapêutica domiciliar à luz da educação popular, ao mesmo tempo em que promove uma assistência à população desassistida, amplia nossa visão de saúde como processo educativo. A cada visita domiciliar, nos confrontamos com a realidade social das camadas populares e os problemas que estas pessoas enfrentam, repercutindo no seu estado de saúde, evidenciando para nós os condicionantes socioeconômicos do processo saúde-doença. Observa-se que, ao realizar atendimentos domiciliares com base nos princípios da educação popular, amplia-se a perspectiva de atuação do fisioterapeuta. Isso se deve ao fato de ser esta uma educação baseada no diálogo, que propõe a troca entre os saberes científico e popular, motivando a perspectiva de um compromisso à saúde junto à comunidade.

Keywords : Educação popular; Fisioterapia; Domicílio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )