SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5Recent advances and opportunities in research on lupus: environmental influences and mechanisms of diseaseEvaluation of emergency services of the hospitals from the QualiSUS program author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

TORRES, Cristina Katya Dantas; ESTRELA, Joseane de Fátima Madruga  and  RIBEIRO, Kátia Suely Queiroz Silva. Contribuição da educação popular no atendimento fisioterapêutico domiciliar. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.5, pp. 1877-1879. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000500029.

O projeto de extensão Fisioterapia na Comunidade é desenvolvido no Bairro do Grotão, vinculado às unidades de saúde da família, em João Pessoa. Procura-se neste trabalho valorizar os saberes e práticas populares. A assistência fisioterapêutica domiciliar à luz da educação popular, ao mesmo tempo em que promove uma assistência à população desassistida, amplia nossa visão de saúde como processo educativo. A cada visita domiciliar, nos confrontamos com a realidade social das camadas populares e os problemas que estas pessoas enfrentam, repercutindo no seu estado de saúde, evidenciando para nós os condicionantes socioeconômicos do processo saúde-doença. Observa-se que, ao realizar atendimentos domiciliares com base nos princípios da educação popular, amplia-se a perspectiva de atuação do fisioterapeuta. Isso se deve ao fato de ser esta uma educação baseada no diálogo, que propõe a troca entre os saberes científico e popular, motivando a perspectiva de um compromisso à saúde junto à comunidade.

Keywords : Educação popular; Fisioterapia; Domicílio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese