SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5Effectiveness of a health promotion in pre-school infants program in the city of Anápolis, Goiás StateBioethical analysis of the Brazilian Dentistry Code of Ethics author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CAMARGOS, Mirela Castro Santos; RODRIGUES, Roberto do Nascimento  and  MACHADO, Carla Jorge. Expectativa de vida saudável para idosos brasileiros, 2003. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.5, pp. 1903-1909. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000500032.

No Brasil, o aumento da população idosa em relação à população total e o aumento da longevidade provocam uma demanda por informações sobre a quantidade de anos vividos com saúde. O objetivo do presente estudo é medir a expectativa de vida saudável para a população brasileira de 60 anos e mais, por sexo e idade, em 2003. Para isso, foi empregado o método de Sullivan, combinando a tábua de vida, com experiência de mortalidade corrente da população e suas percepções de saúde. As informações de mortalidade foram obtidas de tábuas de vida publicadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2003. Optou-se por utilizar a autopercepção do estado de saúde, dicotomizada em boa e ruim, como medida do estado saúde dos indivíduos idosos, com informações advindas da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD) de 2003. As estimativas mostram que as mulheres vivem mais, porém o número de anos a serem vividos por elas percebendo sua saúde como ruim é maior do que a estimativa para os idosos do sexo masculino. Os resultados chamam atenção para a necessidade de considerar as diferenças entre os sexos em relação à demanda por cuidados de saúde, assim como para a necessidade de políticas visando aumentar os anos a serem vividos pelos idosos em condições que estes considerem como de boa saúde.

Keywords : Expectativa de vida saudável; Idosos; Autopercepção de saúde; PNAD 2003.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese