SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5The comprehension of the meanings that actors have about the growth and development monitoring program: a step to foster its qualificationOral health conditions diagnostic in cerebral palsy individuals of Pelotas, Rio Grande do Sul State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

OLIVEIRA, Lúcio Henrique de; MATTOS, Ruben Araújo de  and  SOUZA, Auta Iselina Stephan de. Cidadãos peregrinos: os "usuários" do SUS e os significados de sua demanda a prontos-socorros e hospitais no contexto de um processo de reorientação do modelo assistencial. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.5, pp.1929-1938. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000500035.

Apesar da ênfase dada à lógica territorial no processo de reorientação do modelo assistencial e da definição da atenção básica como porta de entrada do sistema, os usuários do SUS, em sua busca por assistência médica, vêm demonstrando historicamente preferência por prontos-socorros e hospitais. Para tentar entender esse comportamento, realizou-se pesquisa com grupos focais de usuários, em que se verificou que a imagem que o usuário faz dos serviços de saúde se relaciona com a acessibilidade, a confiabilidade e a resolubilidade do serviço buscado. Os usuários se referem à organização dos serviços básicos de saúde com o significado de barreiras ao acesso e demonstram ter em relação às UBS uma imagem de grande limitação de recursos humanos e materiais. Por outro lado, prontos-socorros e hospitais se apresentam para eles, por várias razões, como espaços de maior resolubilidade. A partir de sua necessidade de acesso, os usuários apreendem determinadas "regras sociais" vigentes nos serviços de saúde e constroem diversas estratégias que visam lhe abrir as portas do sistema.

Keywords : Política de saúde; Sistema Único de Saúde; Organização de serviços de saúde; Demanda aos serviços de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )