SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5The comprehension of the meanings that actors have about the growth and development monitoring program: a step to foster its qualificationOral health conditions diagnostic in cerebral palsy individuals of Pelotas, Rio Grande do Sul State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

OLIVEIRA, Lúcio Henrique de; MATTOS, Ruben Araújo de  and  SOUZA, Auta Iselina Stephan de. Cidadãos peregrinos: os "usuários" do SUS e os significados de sua demanda a prontos-socorros e hospitais no contexto de um processo de reorientação do modelo assistencial. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.5, pp. 1929-1938. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000500035.

Apesar da ênfase dada à lógica territorial no processo de reorientação do modelo assistencial e da definição da atenção básica como porta de entrada do sistema, os usuários do SUS, em sua busca por assistência médica, vêm demonstrando historicamente preferência por prontos-socorros e hospitais. Para tentar entender esse comportamento, realizou-se pesquisa com grupos focais de usuários, em que se verificou que a imagem que o usuário faz dos serviços de saúde se relaciona com a acessibilidade, a confiabilidade e a resolubilidade do serviço buscado. Os usuários se referem à organização dos serviços básicos de saúde com o significado de barreiras ao acesso e demonstram ter em relação às UBS uma imagem de grande limitação de recursos humanos e materiais. Por outro lado, prontos-socorros e hospitais se apresentam para eles, por várias razões, como espaços de maior resolubilidade. A partir de sua necessidade de acesso, os usuários apreendem determinadas "regras sociais" vigentes nos serviços de saúde e constroem diversas estratégias que visam lhe abrir as portas do sistema.

Keywords : Política de saúde; Sistema Único de Saúde; Organização de serviços de saúde; Demanda aos serviços de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese