SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue6Economic development axis and socioenvironmental conflicts generation in Brazil: challenges to sustainability and environmental justiceWork and health: the activity of burning toxic waste in cement kilns in Cantagalo, Rio de Janeiro State author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PERES, Frederico. Saúde, trabalho e ambiente no meio rural brasileiro. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.6, pp. 1995-2004. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000600007.

O presente artigo discute as implicações das mudanças no paradigma produtivo sobre a saúde e o ambiente no meio rural brasileiro. Para tanto, analisa dados de produção, demografia e economia, contrastando os determinantes, de ordem social, estrutural e econômica, com os reflexos na relação saúde, trabalho e ambiente, desvelando um quadro preocupante, que inclui: a) os impactos ambientais de grandes cadeias produtivas como soja, milho, algodão e cana de açúcar; b) a contaminação química de diversos compartimentos ambientais em razão do uso de agrotóxicos e fertilizantes na agricultura; c) o uso de áreas naturais para o aumento de áreas destinadas à agricultura e pecuária; e d) os reflexos destas ações sobre a saúde de um contingente expressivo de indivíduos, trabalhadores ou não, colocados cada vez mais em situação de extrema vulnerabilidade face aos riscos advindos dos diversos processos produtivos presentes no meio rural brasileiro. Assim, o presente artigo mostra que os macrodeterminantes (ou grandes forças motrizes) acabam por configurar o retrato da saúde dos habitantes do Brasil Rural que, cotidianamente, enfrentam uma série de desafios para a garantia de uma qualidade de vida e de trabalho digna.

Keywords : Trabalhador rural; Saúde; Ambiente; Processos de produção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese