SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue6Perception of mercury contamination by Brazilian adolescents in a gold mining community: an ethnographic approachEvaluation of risk factors related to lead exposure in children and adolescents from Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GURGEL, Aline do Monte et al. Framework dos cenários de risco no contexto da implantação de uma refinaria de petróleo em Pernambuco. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.6, pp. 2027-2038. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000600010.

A magnitude dos problemas socioambientais relacionados à urbanização, industrialização e esgotamento de recursos naturais tem impacto crescente sobre a saúde e o ambiente. Paradoxalmente, os padrões de consumo demandam a ampliação da produção industrial, baseada na exploração de recursos não renováveis, cujos riscos tecnológicos, particularmente os da indústria petroquímica, impõem dificuldades reais às medidas de controle e vigilância à saúde. O refino de petróleo é uma atividade potencialmente danosa ao ambiente e à saúde humana, particularmente aos trabalhadores. Esse estudo objetivou caracterizar os cenários de risco para a saúde ambiental decorrentes da instalação de uma refinaria de petróleo na Região Metropolitana de Recife (Pernambuco). Com base em dados secundários e referências da literatura, construiu-se uma matriz de reprodução social para contextualizar os problemas nas dimensões biológica, da consciência e conduta, econômica, política e ecológica, permitindo presumir riscos, com vista a subsidiar o desenvolvimento e a organização das ações de vigilância em saúde no Estado, articuladas intersetorialmente, com participação social, capazes de intervir sobre os riscos e evitar o adoecimento dos trabalhadores e da população nesse território.

Keywords : Refinaria de petróleo; Riscos ambientais; Riscos à saúde; Saúde ambiental; Matriz de reprodução social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese