SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue6The inclusion of health in environmental impact studies: case report of a coal-fired power plant in Ceará StateWho is who in Brazilian environmental health? Identification and characterization of academic groups and civil society organizations author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

DIAS, Elizabeth Costa et al. Saúde ambiental e saúde do trabalhador na atenção primária à saúde, no SUS: oportunidades e desafios. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.6, pp. 2061-2070. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000600013.

O texto busca contribuir para a discussão dos entrecruzamentos entre os campos da saúde ambiental e da saúde do trabalhador, referenciada no cenário brasileiro das relações produção/trabalho, ambiente e saúde e nas mudanças na organização do SUS, com destaque para o papel da atenção primária à saúde (APS), e se destina a contribuir para as discussões no processo de preparação da 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental (1ª CNSA), prevista para ser realizada em dezembro de 2009. São descritos, de modo sintético, aspectos históricos e conceituais desses campos, algumas das características compartilhadas e as ações esperadas do sistema de saúde, com destaque para o papel da APS e a importância do diálogo com o movimento social. Finalizando, são identificados pontos para uma agenda de trabalho comum.

Keywords : Atenção primária à saúde; Atenção básica de saúde; Saúde ambiental; Saúde do trabalhador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese