SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue6Environmental and workers' health, within the framework of primary health care in the Brazilian National Health System (SUS): opportunities and challengesTrend of mortality from respiratory disease in elderly and the forest fires in the state of Rondônia/Brazil: period between 1998 and 2005 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FREITAS, Carlos Machado de et al. Quem é quem na saúde ambiental brasileira? Identificação e caracterização de grupos de pesquisas e organizações da sociedade civil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.6, pp. 2071-2082. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000600014.

Neste artigo, apresentamos os resultados da primeira fase do projeto "Quem é quem na saúde ambiental brasileira". O objetivo deste projeto é identificar e caracterizar grupos de pesquisas e organizações da sociedade civil atuantes no campo da saúde ambiental, em condições de contribuir tanto ao fortalecimento de suas bases técnicas e científicas quanto a facilitar o diálogo com a sociedade civil organizada. A identificação ocorreu através informações disponíveis no CNPq (diretório dos grupos de pesquisas), na Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG), no Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável (FBOMS) e na Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA). Os resultados foram apresentados e discutidos tendo como base a evolução temporal, a distribuição geográfica e as áreas de pesquisa e de atuação. As considerações finais apontam para o grande potencial de diálogo entre especialistas e não especialistas, governamentais e não governamentais, para criar as bases de uma comunidade ampliada de pares capaz de combinar políticas, conhecimentos, tecnologias e ações para a compreensão e busca de soluções para a constituição de uma saúde como pré-requisito e como resultado do bem estar e da vida plena.

Keywords : Saúde ambiental; Grupos de pesquisa; Organizações da sociedade civil; Saúde e meio ambiente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese