SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue6Better this than nothing! Participation and accountability on risk management of Camaçari Petrochemical Complex, in Bahia StateAge effect on the life quality and health of garbage collectors of an association in Governador Valadares, Minas Gerais State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SILVA, Lindalva Marques da; SOUZA, Edna Hollunder de; ARREBOLA, Tânia Maria  and  JESUS, Gabriel dos Anjos de. Ocorrência de um surto de hepatite A em três bairros do município de Vitória (ES) e sua relação com a qualidade da água de consumo humano. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.6, pp. 2163-2167. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000600023.

Este trabalho teve como finalidade analisar os possíveis fatores relacionados com as ocorrências de hepatite A nos bairros Grande Vitória, Estrelinha e Inhanguetá, localizados no município de Vitória, Estado do Espírito Santo, de abril a junho do ano de 2006, e a qualidade da água consumida pela população. Foram usados como indicadores de qualidade da água as concentrações de cloro residual livre (CRL) e a presença de coliformes termotolerantes. As análises microbiológicas realizadas na água consumida pelas comunidades estudadas não apresentaram resultados indicadores de contaminação por coliformes termotolerantes e os teores de CRL determinados nos meses de janeiro a junho estiveram sempre acima do limite mínimo exigido pela legislação (Portaria nº 518/2004). Os resultados mostraram que a ocorrência do surto de hepatite A pode estar relacionada com a ausência de barreiras físicas que impeçam o contato das pessoas com água contaminada e às deficiências nas práticas higiênicas adotadas, individualmente, pela população local.

Keywords : Coliformes termotolerantes; Cloro residual livre; Hepatite A.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese