SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue6Occurrence of a hepatitis A outbreak in three neighborhoods of the city of Vitória, Espírito Santo State, and its relation with the quality of the water for human consumptionLife and work at the petroleum industry in Campos Basin author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ALMEIDA, Jane Rabelo; ELIAS, Elcinéia Tavares; MAGALHAES, Marcos Alves de  and  VIEIRA, Antônio José Dias. Efeito da idade sobre a qualidade de vida e saúde dos catadores de materiais recicláveis de uma associação em Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.6, pp. 2169-2179. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000600024.

Trabalhadores que segregam materiais recicláveis são expostos diariamente a condições insalubres de trabalho que podem afetar com mais intensidade sua saúde em função do aumento de idade cronológica. Uma população de catadores de materiais recicláveis na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil respondeu a um questionário semi-estruturado que continha questões sobre a presença e/ou ausência de dor laboral, intensidade da dor, moradia, acesso a serviços de saúde, presença ou ausência de acidentes laborais e grau de satisfação pessoal. Essas variáveis dependentes foram correlacionadas com a variável independente idade do trabalhador. Observou-se que a dor não está associada ao aumento da idade e não interfere no grau de satisfação pessoal da população estudada. O grau de escolaridade teve associação negativa com a idade. Os catadores mais jovens apresentaram menor grau de satisfação pela vida. A idade não tem nenhuma associação com a ocorrência de acidentes laborais e tipo de moradia.

Keywords : Trabalho; Idade; Qualidade de vida; Satisfação pessoal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese