SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue6Exposure assessment to metals in an armament repair shop of a military organizationMusic therapy on Parkinson disease author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

EBI, Kristie  and  MCGREGOR, Glenn. Mudanças climáticas, ozônio troposférico e partículas suspensas: impactos na saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.6, pp. 2281-2293. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000600037.

Examinamos como as mudanças climáticas podem afetar o futuro das concentrações de ozônio troposférico e de partículas suspensas (PS), e o que uma mudança nas concentrações significaria para a saúde da população. Analisaram-se estudos que projetam os impactos das mudanças climáticas na qualidade do ar e morbidade/mortalidade. A mudança climática pode afetar a qualidade do ar local e regional com mudanças nas taxas de reações químicas, altura das camadas limite que afetam a mistura vertical de poluentes e mudanças nos padrões sinóticos de circulação atmosférica que gerenciam o transporte de poluentes. Dentre as fontes de incerteza, a mudança climática futura, emissões de poluentes do ar e seus precursores e como a vulnerabilidade da população poderá ser modificada no futuro. Devido às incertezas, as projeções sugerem que as mudanças climáticas aumentarão as concentrações de ozônio troposférico pelo menos nos países de alta renda, onde as emissões precursoras de ozônio são constantes, resultando em maior morbidade/mortalidade. Para os países de baixa e média renda, há poucas projeções. A evidência é menor para PS, pois há poucos estudos. É preciso mais pesquisa para compreender os possíveis impactos da mudança climática nos impactos à saúde relacionados à poluição do ar.

Keywords : Poluição do ar; Mudanças climáticas; Impacto à saúde; Ozônio; Partículas em suspensão.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English