SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 suppl.1Evaluation of the care to the pregnant woman's health in the context of the Family Health ProgramThe insertion of oral health services in the Family Health Program at Minas Gerais State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

HENRIQUE, Flávia  and  CALVO, Maria Cristina Marino. Grau de implantação do Programa Saúde da Família e indicadores sociais. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, suppl.1, pp. 1359-1365. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000800008.

Esta pesquisa verificou a associação de indicadores sociais com o grau de implantação do Programa Saúde da Família (PSF) em municípios catarinenses, no ano de 2004. Os indicadores utilizados foram: porte populacional dos municípios, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, gasto per capita com saúde e grupo político na gestão municipal. Os resultados demonstraram que há uma forte associação entre porte populacional e implantação do PSF, com maior número de municípios com até 50 mil habitantes em situação satisfatória e intermediária de implantação (p=0,0006). Os municípios maiores apresentaram condição insatisfatória de implantação do PSF. Com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal foi detectada uma relação inversa entre os fatores (p=0,0264), explicada pela implantação do programa ter ocorrido preferencialmente em municípios de pequeno porte e com parcos recursos assistenciais. Não houve associação da implantação do PSF com o gasto per capita com saúde e com o grupo político na gestão municipal, sugerindo que avaliar estes indicadores de maneira isolada não é suficiente para compreender o desenvolvimento das políticas públicas municipais. Por fim, pode-se inferir que as características locais interferem nos resultados alcançados, indicando que mudanças e adaptações ao nível municipal do programa são necessárias a sua melhor implantação.

Keywords : Avaliação dos serviços; Programa Saúde da Família; Indicadores sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese