SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 suppl.1Characteristics of Family Health Program users sample in Campo Bom (RS), Brazil during the year of 2006Knowledge about tuberculosis by doctors and nurses, who work in the Family Health Strategy in the city of Vitória, Espírito Santo State: a cross-sectional study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

COSTA, Diogo Faria Corrêa da  and  OLIVO, Vânia Maria Fighera. Novos sentidos para a atuação do psicólogo no Programa Saúde da Família. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, suppl.1, pp. 1385-1394. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000800011.

O artigo tem por objetivo analisar alguns sentidos associados com a atuação do psicólogo inserido no Programa Saúde da Família (PSF). Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa, seguindo o método de análise de conteúdo para o tratamento dos dados. O instrumento de coleta dos dados foi uma entrevista semi-estruturada com sete psicólogas voluntárias, no período de julho a agosto de 2006, que atuam em determinados PSF de Santa Maria, cidade na região central do Rio Grande do Sul. Foram selecionados alguns temas de maior recorrência, a fim de compor duas grandes categorias de análise: (1) modelo de identificação/atuação e formação do psicólogo; (2) novos sentidos para a atuação do psicólogo no PSF. De acordo com as entrevistas, predomina a identificação com o modelo clínico de atuação do psicólogo no PSF, tendo como respaldo o modelo acadêmico de formação, o que acarreta algumas dificuldades e adaptações advindas desses modelos. Propõe-se, então, discutir novos sentidos para a atuação do psicólogo na atenção básica, buscando uma atuação interdisciplinar, visando à maior integralidade da atenção, bem como apontam-se sugestões para uma possível mudança no modelo de assistência vigente e no modo de atuação dos psicólogos.

Keywords : Programa Saúde da Família; Atuação psicológica; Interdisciplinaridade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese