SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 suppl.1Working in multiprofessional teams: the perspectives of family health residentsFamily health: changing practices? A case study in the city of Natal (RN), Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SOUSA, Valdemar Donizeti de  and  CURY, Vera Engler. Psicologia e atenção básica: vivências de estagiários na Estratégia de Saúde da Família. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, suppl.1, pp. 1429-1438. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000800016.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa de inspiração teórica humanista acerca das vivências de estagiários do curso de graduação em psicologia da PUC-Campinas na área da Saúde/Clínica, na atenção básica em saúde pública, como participantes de equipes de saúde da família. Participaram seis estagiários do último ano do curso, alocados em dois Centros de Saúde-Escola da região Noroeste de Campinas. A metodologia utilizada foi de cunho etnográfico. O processo para composição dos dados foi produzido em dois momentos: a) registro semanal em diário pessoal de cada estagiário, durante cinco meses; b) entrevistas individuais, semidirigidas, ao final do período letivo. Estes dados foram analisados a partir de uma leitura fenomenológica. Encontraram-se fases evolutivas no processo de formação do estagiário. Inicialmente, a experiência foi vivenciada com surpresa e estranhamento, gerando sentimentos contraditórios de inadequação frente à inexperiência para o trabalho em equipe. No entanto, por terem sido acolhidos e compreendidos pela equipe, ocorreu uma transformação de natureza pessoal e formativa, considerada muito enriquecedora, simbolizada como vivência singular de pertencimento, motivando esforços para prática clínica integradora e criativa.

Keywords : Práticas psicológicas em instituição; Saúde da família; Psicologia humanista; Formação de psicólogos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese