SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 suppl.1Psychology and basic attention: experiences of trainees in Family Health StrategyHealth educational praxis of the male nurses of the Family Health Strategy author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ARAUJO, Marize Barros de Souza  and  ROCHA, Paulo de Medeiros. Saúde da família: mudando práticas? Estudo de caso no município de Natal (RN). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, suppl.1, pp. 1439-1452. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000800017.

Este trabalho, representa um estudo de caso qualitativo, cuja unidade de análise é a equipe de Saúde do Programa Saúde da Família do município de Natal (RN). Tem como objetivos analisar as concepções dos profissionais sobre a prática do trabalho em equipe e reconhecer nessas práticas elementos que contribuam para a efetiva mudança do modelo de saúde hegemônico. Partiu-se da definição e tipologia de equipe de saúde elaborada por Peduzzi (1998), como principal fundamentação teórica. O estudo foi realizado em seis unidades de saúde da família, nos distritos sanitários Norte e Oeste. Esses serviços foram selecionados de acordo com critérios preestabelecidos. Foi utilizada como método para coleta dos dados empíricos a entrevista semi-estruturada com as equipes de saúde da família. Para análise do material empírico, utilizou-se o discurso do sujeito coletivo proposto por Lefèvre e Lefèvre (2003). Os resultados apontam para um predomínio da equipe do tipo integração. O trabalho em equipe surge como elemento essencial para o desenvolvimento da Estratégia de Saúde da Família.

Keywords : Trabalho em equipe; Saúde da família; Modelo assistencial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese