SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 suppl.1Psychology and basic attention: experiences of trainees in Family Health StrategyHealth educational praxis of the male nurses of the Family Health Strategy author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ARAUJO, Marize Barros de Souza  and  ROCHA, Paulo de Medeiros. Saúde da família: mudando práticas? Estudo de caso no município de Natal (RN). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, suppl.1, pp.1439-1452. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000800017.

Este trabalho, representa um estudo de caso qualitativo, cuja unidade de análise é a equipe de Saúde do Programa Saúde da Família do município de Natal (RN). Tem como objetivos analisar as concepções dos profissionais sobre a prática do trabalho em equipe e reconhecer nessas práticas elementos que contribuam para a efetiva mudança do modelo de saúde hegemônico. Partiu-se da definição e tipologia de equipe de saúde elaborada por Peduzzi (1998), como principal fundamentação teórica. O estudo foi realizado em seis unidades de saúde da família, nos distritos sanitários Norte e Oeste. Esses serviços foram selecionados de acordo com critérios preestabelecidos. Foi utilizada como método para coleta dos dados empíricos a entrevista semi-estruturada com as equipes de saúde da família. Para análise do material empírico, utilizou-se o discurso do sujeito coletivo proposto por Lefèvre e Lefèvre (2003). Os resultados apontam para um predomínio da equipe do tipo integração. O trabalho em equipe surge como elemento essencial para o desenvolvimento da Estratégia de Saúde da Família.

Keywords : Trabalho em equipe; Saúde da família; Modelo assistencial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )