SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 suppl.1Partnership between Psychosocial Care Center and Family Health Program: the challenge of a new knowledge constructionAssisting users of a health care unit to stop smoking: an experience report author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MENDONCA, Claunara Schilling. Saúde da Família, agora mais do que nunca!. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, suppl.1, pp. 1493-1497. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000800022.

A implantação da atenção primária como uma estratégia de organização dos sistemas de saúde tem relevância inquestionável. Já existem evidências suficientes que os países cujos sistemas de saúde se organizam a partir dos princípios da atenção primária alcançam melhores resultados em saúde com menores custos, maior satisfação dos usuários e maior equidade, mesmo em situações de grande desigualdade social, como é o caso do Brasil. O fortalecimento da atenção primária no Brasil tem sido um processo gradativo, traduzido no aumento de cobertura das equipes de Saúde da Família em todos os estados da federação, sendo que hoje temos 29.678 equipes de saúde da família, 229.572 agentes comunitários e 18.220 equipes de saúde bucal atuando em todo o país. Os resultados positivos nas avaliações da Saúde da Família são múltiplos e não deixam dúvida do sucesso da estratégia. Apesar de todos os avanços, alguns desafios estão postos para o futuro; entre eles, destacam-se o desafio da formação e educação permanente, o desafio de consolidar a atenção primária à saúde (APS) como ordenadora do sistema e o desafio da comunicação com a sociedade. Estamos no caminho certo, vencer os desafios apontados é obrigação da sociedade brasileira na manutenção de sua maior política de inclusão social, que é o Sistema Único de Saúde orientado pela atenção primária/Saúde da Família.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família; Sistema Único de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese