SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 suppl.1Family Health, more than never!Reflections around the performance of community health agents in oral health strategies author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

RAMOS, Donatela; SOARES, Thais da Silva Tavares  and  VIEGAS, Karin. Auxiliando usuários de uma unidade de saúde a parar de fumar: relato de experiência. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, suppl.1, pp.1499-1505. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000800023.

O tabagismo é responsável por 4,9 milhões de óbitos no Brasil e no mundo, a cada ano. Trata-se de um problema de saúde pública cada vez mais grave pelos prejuízos que causa à saúde humana, no que diz respeito às limitações na qualidade de vida, incapacitação para o trabalho, adoecimento e morte. A maioria dos óbitos vem ocorrendo nos países em desenvolvimento. Estratégias para o controle do tabagismo precisam ser intensificadas e qualificadas, em especial junto às populações de baixa renda. Apresenta-se aqui o relato de experiência com grupos do tipo cognitivo-comportamental para o controle do tabagismo, em uma unidade de saúde da periferia da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O número ainda pouco expressivo de pessoas que anualmente deixam de fumar nos demonstra o tamanho do desafio a ser enfrentado, sendo, portanto, necessário que mais profissionais se envolvam com a questão, em especial na rede básica de saúde pública.

Keywords : Abandono do uso de tabaco; Tabagismo; Grupos de auto-ajuda; Unidade Básica de Saúde; Centros de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )