SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 suppl.1Reflections around the performance of community health agents in oral health strategiesTechnology of relations as device of humanized attendance in basic attention to health in the perspective of access, sheltering and attachment author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SANCHO, Leyla Gomes  and  VARGENS, José Muniz Costa. Avaliação econômica em Saúde na esfera de atenção local à saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, suppl.1, pp. 1513-1525. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000800025.

O estudo tem por finalidade contribuir com a reflexão sobre a possibilidade de se operacionalizar avaliações econômicas em saúde nas esferas de atenção local à saúde e a consequente apreensão dos resultados de estudos para efeito de decisão pelos gestores. Para subsidiar essa reflexão, se utilizou como objeto de análise a avaliação realizada sobre o custo do Programa SAMU/192 no município de Belo Horizonte (MG), dados relativos à efetividade do programa e uma revisão nas bases eletrônicas de dados (SciELO e Medline) sobre o uso de estudos para efeito de decisão. A análise apontou que, mesmo para uma simples avaliação de gastos, ainda existem problemas relativos à disponibilidade de dados, como também no que concerne aos dados para subsidiar a avaliação sobre sua efetividade, e em relação à definição de sistemas e o relacionamento entre sistemas de informação. Assim como mostrou que os estudos são pouco utilizados pelos gestores, levando à conclusão de que a condução e a utilização, para efeito de gestão, de estudos deste porte ainda são pouco factíveis nesta esfera de governo.

Keywords : Avaliação econômica em saúde; Esfera de atenção local à saúde; Avaliação de custo-efetividade; Gestor de sistema de saúde; Tomada de decisão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese