SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 suppl.1Ethical relationship in Primary Health Care: the experience of medical studentsThe users' view on the delivery of speech therapy in the Brazilian Unified Health System in Salvador (Bahia, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FERNANDES, Léia Cristiane Löeblein; MACHADO, Rebel Zambrano  and  ANSCHAU, Geovana Oliveira. Gerência de serviços de saúde: competências desenvolvidas e dificuldades encontradas na atenção básica. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, suppl.1, pp. 1541-1552. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000800028.

Este estudo tem como objetivo conhecer o perfil e verificar as competências, atribuições e habilidades gerenciais, no nível de estrutura da atenção básica; identificar as dificuldades e facilidades em relação às suas atribuições e em relação à gestão de pessoas. A pesquisa é um estudo de caso. O instrumento de coleta utilizado foi um questionário semi-estruturado e uma escala de Likert, aplicada às gerências das unidades básicas de saúde de Caxias do Sul (RS), no mês de novembro de 2006. Constatou-se que todas as gerentes possuem habilidades gerenciais, que abrangem a comunicação, a organização de tarefas, o planejamento de ações e a negociação. Entretanto, algumas descreveram como dificuldade para a realização de suas atribuições não ter formação específica em gerenciamento. Os problemas com maior evidência se relacionaram ao excesso de burocracia, à sobrecarga de atividades, à pequena área física, às dificuldades em manipular e trabalhar com equipamentos e à gestão de pessoas. Nota-se que há grande necessidade de informatizar a rede pública e de capacitar os profissionais para trabalhar com programas, a fim de efetivar o novo modelo assistencial e de reconhecer situações de vulnerabilidade social e em saúde.

Keywords : Gerenciamento; Saúde da família; Sistema municipal de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese