SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 suppl.1Management of health services: developed competencies and difficulties found in basic attentionAdvances and challenges of the Unified Health System planning author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BAZZO, Leda Maria Fonseca  and  NORONHA, Ceci Vilar. A ótica dos usuários sobre a oferta do atendimento fonoaudiológico no Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, suppl.1, pp. 1553-1564. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000800029.

Este artigo tem por objetivo analisar a oferta do atendimento fonoaudiológico do SUS no município de Salvador. Realizamos trinta entrevistas com usuários, em oito serviços de saúde e em turnos diferenciados, e constatamos que a oferta do atendimento de fonoaudiologia, neste município, encontra-se direcionada para pacientes da média e alta-complexidade. Há uma distribuição aleatória e desigual dos atendimentos nos distritos sanitários. Constatamos as múltiplas dificuldades dos usuários no acesso a este cuidado, que podem ser explicadas pela especialização da oferta, pela fragmentação da rede e déficit dos procedimentos fonoaudiológicos, estimado em 131.315 por ano. Em direção à aproximação do conceito de desigualdades justas ou suportáveis e para reverter às iniquidades do acesso à fonoaudiologia, sugerimos a urgência do planejamento deste cuidado nos três níveis de atenção.

Keywords : Atenção fonoaudiológica; Oferta; Acesso; Satisfação dos usuários; SUS.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese