SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 suppl.1The users' view on the delivery of speech therapy in the Brazilian Unified Health System in Salvador (Bahia, Brazil)Education in health as a life quality promoter for elderly people author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

VIEIRA, Fabíola Sulpino. Avanços e desafios do planejamento no Sistema Único de Saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, suppl.1, pp. 1565-1577. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000800030.

Desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), os gestores têm despendido esforços para a discussão do planejamento, enquanto componente fundamental da gestão, e feito tentativas para institucionalizá-lo.Entretanto, mesmo com os avanços, há aspectos que se colocam de forma prioritária e que constituem desafios para a institucionalização do planejamento no SUS. Nesse sentido, este estudo procura descrever a evolução do planejamento no sistema, por meio da análise de documentos legais e materiais técnicos publicados pelo Ministério da Saúde. A partir da concepção de planejamento presente nessas publicações, faz-se a reflexão sobre a abordagem empregada, considerando os instrumentos de gestão estabelecidos e sua vinculação às abordagens teórico-metodológicas mais aceitas atualmente para o planejamento em saúde. Para finalizar, apontam-se aspectos que precisam ser observados para a efetivação do planejamento ascendente no SUS.

Keywords : Sistema Único de Saúde; Planejamento em saúde; Planos governamentais de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese