SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 suppl.1Education in health as a life quality promoter for elderly peopleSenses and meanings of health socialized by cultural devices: readings of the warning images on cigarettes packs author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GONZALEZ, Martín Maximino León. Planejamento estratégico em saúde com base em determinantes: o caso do município de Campo Bom (RS). Uma proposta metodológica para a gestão descentralizada. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, suppl.1, pp. 1587-1597. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000800032.

Com o objetivo de analisar o modelo de planejamento estratégico em saúde com base em determinantes, utilizado na experiência do município de Campo Bom, realizou-se estudo observacional, qualitativo, de análise documental e avaliação de novas tecnologias de processo na gestão local de saúde. O estudo contém uma análise de coerência metodológica e de aplicabilidade do modelo, a partir da revisão dos planos municipal e locais. Nele, apresenta-se o caso de Campo Bom, no qual foi possível integrar e aplicar, em nível local, um modelo estratégico de planejamento em saúde orientado às novas conceituações da saúde, considerando elementos dos diferentes desenvolvimentos teóricos, sendo viável responder às necessidades e situações locais prevalentes. Identificam-se etapas evolutivas do planejamento em saúde e analisam-se elementos integradores do modelo e limitações na sua aplicação, salientando-se a necessidade de apoiar o aprofundamento do estudo e o desenvolvimento do campo.

Keywords : Planejamento em Saúde; Determinantes em Saúde; Gestão em Saúde; Sistemas Municipais de Saúde; Planos Municipais de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese