SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Deconstructing the prohibitionist approach: a phenomenological existential understanding of drug abusePsychoactive substance use among Espírito Santo Federal University odontology students author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PICOLOTTO, Eduardo; LIBARDONI, Luis Fernando Casarin; MIGOTT, Ana Maria Belani  and  GEIB, Lorena Teresinha Consalter. Prevalência e fatores associados com o consumo de substâncias psicoativas por acadêmicos de enfermagem da Universidade de Passo Fundo. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 645-654. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000300006.

Com o objetivo de estimar a prevalência de consumo de substâncias psicoativas e seus determinantes entre acadêmicos de enfermagem da Universidade de Passo Fundo (RS), realizou-se estudo transversal com 266 alunos, maiores de dezoito anos, que responderam o questionário do Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas. Empregou-se estatística descritiva, qui-quadrado e regressão logística múltipla para análise de dados. A prevalência de uso na vida, no ano e no mês foi maior para álcool, tabaco, benzodiazepínicos e estimulantes. Da amostra, 94% consumiram álcool na vida, 90% no ano e 79% no mês, sendo 14% caracterizado como uso pesado. As alunas consumiram mais benzodiazepínicos e estimulantes que os alunos. Os maiores de 20 anos de idade e os do sexo feminino evidenciaram menor chance de consumo de álcool no mês e aqueles com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos apresentaram maior chance de consumo de maconha (OR: 1,92), cocaína (OR:4,63) e inalantes (OR:7,02). O padrão de consumo de substâncias psicoativas assemelha-se ao encontrado em outros grupos de universitários, salvo os benzodiazepínicos e estimulantes, sugerindo-se uma avaliação mais aprofundada desse consumo.

Keywords : Estudantes de enfermagem; Farmacoepidemiologia; Fatores de risco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese