SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Deconstructing the prohibitionist approach: a phenomenological existential understanding of drug abusePsychoactive substance use among Espírito Santo Federal University odontology students author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PICOLOTTO, Eduardo; LIBARDONI, Luis Fernando Casarin; MIGOTT, Ana Maria Belani  and  GEIB, Lorena Teresinha Consalter. Prevalência e fatores associados com o consumo de substâncias psicoativas por acadêmicos de enfermagem da Universidade de Passo Fundo. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.3, pp.645-654. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000300006.

Com o objetivo de estimar a prevalência de consumo de substâncias psicoativas e seus determinantes entre acadêmicos de enfermagem da Universidade de Passo Fundo (RS), realizou-se estudo transversal com 266 alunos, maiores de dezoito anos, que responderam o questionário do Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas. Empregou-se estatística descritiva, qui-quadrado e regressão logística múltipla para análise de dados. A prevalência de uso na vida, no ano e no mês foi maior para álcool, tabaco, benzodiazepínicos e estimulantes. Da amostra, 94% consumiram álcool na vida, 90% no ano e 79% no mês, sendo 14% caracterizado como uso pesado. As alunas consumiram mais benzodiazepínicos e estimulantes que os alunos. Os maiores de 20 anos de idade e os do sexo feminino evidenciaram menor chance de consumo de álcool no mês e aqueles com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos apresentaram maior chance de consumo de maconha (OR: 1,92), cocaína (OR:4,63) e inalantes (OR:7,02). O padrão de consumo de substâncias psicoativas assemelha-se ao encontrado em outros grupos de universitários, salvo os benzodiazepínicos e estimulantes, sugerindo-se uma avaliação mais aprofundada desse consumo.

Keywords : Estudantes de enfermagem; Farmacoepidemiologia; Fatores de risco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )