SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3The role of information as a preventive measure to the drug use among young people at riskUse abusive of benzydamine in Brazil: an overview in pharmacovigilance author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SOUZA, Maximiliano Loiola Ponte de; DESLANDES, Suely Ferreira  and  GARNELO, Luiza. Modos de vida e modos de beber de jovens indígenas em um contexto de transformações. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 709-716. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000300013.

Através de uma pesquisa etnográfica, analisaram-se as interações entre os atuais modos de vida e de beber de jovens indígenas de uma populosa localidade do Alto Rio Negro. Para tanto, se utilizou um modelo teórico que permitiu decompor e articular a realidade social em diferentes níveis. Observou-se que houve a multiplicação das situações em que se bebe, que são associadas a mecanismos tanto de demarcação de pertencimento como de explicitação de diferenças intergrupais. Atualmente, os jovens inserem-se em múltiplas redes de interação. Através delas, podem criar ambientes juvenis de consumo de álcool, beber longe dos pais e comprar bebidas industrializadas. Com a introdução da escola e o abandono dos rituais de iniciação, o status do jovem tornou-se incerto e sobre ele incidem de forma ambígua as normas sociais de consumo de álcool, num contexto no qual não há consenso na prática cotidiana a respeito das possíveis estratégias para regular o beber juvenil. Através desta pesquisa, puderam-se aventar alternativas teórico-metodológicas para investigar as relações que se estabelecem entre os modos de vida e a produção da saúde e da doença, incorporando a esta análise a cultura (e sua transformação), a vida cotidiana (e suas contradições), as pessoas (e suas subjetividades).

Keywords : Índios sul-americanos; Juventude; Condições de vida; Consumo de álcool.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese