SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Impacts of climate change on indirect human exposure to pathogens and chemicals from agricultureSocial representations at work: comparative analysis of working and non-working teens author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GONZALEZ, Alberto Durán  and  ALMEIDA, Marcio José de. Integralidade da saúde: norteando mudanças na graduação dos novos profissionais. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 757-762. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000300018.

As fortes mudanças ocorridas no setor saúde, com a criação do Sistema Único de Saúde, forçaram um repensar sobre a formação dos novos profissionais de saúde. Porém, a substituição do sistema dominante de atenção à saúde, centrado na doença, hospitalar e superespecializado, por modelos de atenção que valorizem a integralidade, o cuidado humanizado e a promoção da saúde, ainda não foi conquistada e depende, em grande medida, do perfil de formação e da prática dos profissionais de saúde. É no descompasso entre a formação dos novos profissionais e as necessidades dos usuários do sistema que está o grande entrave da relação Serviços de Saúde e Ensino em Saúde. Este ensaio busca formular uma compreensão sobre a necessidade de uma formação mais integral para um serviço mais integral. Busca-se dar subsídios para afirmar que a integralidade das ações em saúde deve ser precedida pela integralidade do pensamento e do ensino em saúde.

Keywords : Formação de Recursos Humanos; Ensino e integralidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese