SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Social representations at work: comparative analysis of working and non-working teensAn analysis of reproducibility of DAI and IOTN indexes in a brazilian scene author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MENDONCA, Bethânia de Melo Carvalho et al. Impacto do número de dentes presentes no desempenho de atividades diárias: estudo piloto. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 775-784. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000300020.

Com o objetivo de estabelecer a relação entre os aspectos relacionados ao número de dentes presentes na cavidade bucal e o impacto no desempenho diário,foi realizado um estudo piloto com 75 pacientes que foram divididos em três grupos:arco curto,arco completo e desdentado. Para avaliar o impacto, foi utilizado o IODD (índice dos impactos odontológicos no desempenho diário). Os resultados evidenciaram que 16% dos pesquisados tiveram pelo menos uma atividade diária afetada. Embora não tenha sido registrada diferença significante entre os grupos em relação a cada uma das atividades, destaca-se que o percentual dos que tiveram a atividade mais afetada foi menos elevado no grupo de arco completo, para as atividades mastigar,falar/pronunciar palavras claramente e sorrir; e o menor percentual de atividades afetadas ocorreu no grupo desdentado, para as atividades limpar a boca/escovar os dentes e dormir. Em relação à média do IODD, esta foi menor no grupo com arco completo e foi similar entre os outros dois grupos. As médias das variáveis frequência e severidade dos impactos foram menos elevadas no grupo arco completo e tiveram valores aproximados nos outros dois grupos. Com base nos resultados, pôde-se concluir que não foram registradas diferenças significativas entre os grupos em relação a cada uma das atividades diárias afetadas.

Keywords : Saúde bucal; Qualidade de vida; Perda dentária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese