SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Impact of the existing tooth number on daily performance: pilot studyThe role of management councils of public polices: a debate on practices in the Municipal Councils of Chapecó, Santa Catarina State author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

LIMA, Rejane Bezerra de; PAIVA, Ângela Cristina Pinto de; FARIAS, Arthur Costa Rodrigues  and  LIMA, Kenio Costa. Análise da reprodutibilidade dos índices DAI e IOTN em um cenário brasileiro. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 785-792. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000300021.

O objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade dos índices DAI e IOTN em predizer a necessidade de tratamento ortodôntico baseado em uma propriedade: reprodutibilidade. O índice DAI foi desenvolvido nos Estados Unidos (1989) e identifica dez alterações oclusais que resultam, matematicamente, em escores, com pesos específicos baseados em um determinado grau de importância de acordo com o julgamento de pessoas leigas. O IOTN foi desenvolvido na Inglaterra ( 1989) e possui um componente estético - AC - e um componente dentário - DHC. O componente AC consiste em uma escala ilustrada com 10 fotos as quais representam um escala hierárquica de necessidade de tratamento ortodôntico. Os instrumentos para coleta de dados foram uma régua plástica do componente DHC e a escala visual do componente AC para o índice IOTN; sonda periodontal da OMS utilizada no índice DAI . A amostra foi composta por sessenta pacientes. Os resultados indicam que ambos os índices foram altamente reprodutíveis de acordo com os coeficientes de Pearson e Spearman. Para esses coeficientes, foram utilizados, respectivamente, teste t de Student e Wilcoxon. O resultado de correlação entre os examinadores variou entre r = 0,85 e r = 1,00.

Keywords : Reprodutibilidade; DAI; IOTN; Tratamento ortodôntico.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English