SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Fibromyalgia: interfaces to RSI and considerations about work etiologyAnalysis of the limitations, strategies and perspectives of the workers with RSI/WRMD, participants of the PROFIT-LER Group: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SILVA, Maria Elisa de Souza e; MAGALHAES, Cláudia Silami de  and  FERREIRA, Efigênia Ferreira e. Perda dentária e expectativa da reposição protética: estudo qualitativo. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 813-820. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000300024.

Esse estudo qualitativo analisou as repercussões da perda dentária total de usuários do serviço público. Aplicou-se o Oral Health Impact Profile simplificado(OHIP14) a cinquenta voluntários e, após a apuração dos resultados, foram selecionados treze pacientes para entrevistas individuais baseadas em um roteiro com questões abertas. A seleção das pessoas foi de acordo com o grau de percepção do impacto da condição bucal na qualidade de vida, medida pela pontuação OHIP, de forma a incluir a maior variedade de perfis da amostra inicial. Da análise do conteúdo dos depoimentos, verificou-se que a perda dentária total tem forte impacto na vida das pessoas e implica consequências negativas como vergonha, dificuldade em se alimentar, prejuízo ao relacionamento social e sentimento de incompletude. A possibilidade de reposição protética dos dentes gera ansiedade nas pessoas e, embora elas saibam que a utilização das próteses possa representar sacrifícios, a expectativa de retorno ao padrão social geralmente aceito e de recuperação de sua própria imagem rejuvenescida faz valer a pena quaisquer sacrifícios.

Keywords : Qualidade de vida; Prótese; Perda de dente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese