SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Relations between sleep patterns, perceived health and socioeconomic variables in a sample of community resident elders: PENSA StudyEthical problems experienced by dentists: dealing with bioethics to wide the view on the daily professional practice author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BENAZZI, Luciane Eloisa Brandt; FIGUEIREDO, Andréia Cristina Leal  and  BASSANI, Diego Garcia. Avaliação do usuário sobre o atendimento oftalmológico oferecido pelo SUS em um centro urbano no sul do Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 861-868. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000300029.

A avaliação do usuário é um importante componente da qualidade dos serviços em saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação do usuário quanto ao atendimento oftalmológico prestado por um serviço credenciado do SUS num centro urbano do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo transversal, no qual se aplicou questionário sobre o perfil socioeconômico e demográfico do usuário, questões relacionadas à qualidade do atendimento e sugestões e/ou reclamações referentes ao atendimento e ao serviço. Calculou-se a amostra no programa EPINFO versão 6.0, tendo como base 1.200 atendimentos mensais, totalizando 355 usuários. Os resultados mostraram que 77,1% dos usuários estavam satisfeitos com o atendimento médico. Entretanto, 75,4% apontaram deficiências relacionadas ao tempo de espera no local, à duração da consulta e à relação interpessoal com médico e atendentes. Verificou-se que 36,3% consideraram o serviço oftalmológico oferecido pelo SUS como péssimo e regular. Desta forma, é fundamental repensar as práticas profissionais e intervir sobre a forma de organização deste serviço, visando ao seu aperfeiçoamento e satisfação do usuário.

Keywords : Avaliação; Oftalmologia; Sistema Único de Saúde; Usuário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese